quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Líder agrários Antonio Vasconcelos ameaçado em Lábrea recebe escolta policial

21:21 h . Álisson Castro .
No Amazonas 30 pessoas ligadas ao movimento de reforma agrária estão ameaçadas de mortes, segundo dados da CPT-AM. “Dois líderes de municípios do sul do Estado estão sob vigilância durante 24 horas, sendo uma líder do movimento agrícola e um missionário religioso”, informou Marta.
Para a coordenadora regional da entidade, a proteção aos ameaçados ofereceu melhor qualidade de vida aos lideres, que puderam retornar aos seus lares. Mas, segundo ela, os familiares dos protegidos começaram a ser perseguidos. “Um dos líderes relatou ter recebido uma ligação em que uma voz disse a frase ‘você pode estar seguro, mas não sua família’”, contou.

Segundo Marta, parentes próximos aos protegidos estão deixando a cidade e procurando abrigos em outros Estados por causa das ameaças.

Do total de ameaçados de morte em conflitos agrários no Amazonas, 11 atuam no movimento agrário no município de Lábrea, distante 701 quilômetros ao sul de Manaus.

Agressão

No sábado, 5 ,  a líder agrícola da comunidade  Jamanã, em Itacoatiara, distante 175 quilômetros a leste de Manaus, Raimunda Barbosa, contou ter sido alvo de agressão por um motoqueiro.

De acordo com dados da CPT-AM, 480 famílias moram na comunidade Jamanã, e, segundo a entidade, na terra em disputa em Itacoatiara há moradores que residem há mais de 30 anos no local.

No relato feito na delegacia da cidade, a líder informou que, por volta das 9h de sábado, foi abordada enquanto se dirigia para uma reunião para discutir um mandado de reintegração de posse  concedido pela juíza Ana Lorena. “O motoqueiro disse que ‘aquilo’ (a agressão) era apenas um aviso”, relatou Raimunda.

A coordenadora regional da CPT-AM informou que irá pedir da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, escolta policial para a líder atacada em Itacoatiara no final de semana.  “Após o incidente a líder de Itacoatiara foi orientada a não mais andar sozinha. O nosso temor é que o agressor afirmou que iria voltar a agir contra a vida dela”, frisou.

A CPT-AM informou a existência de conflitos agrários no Amazonas nos municípios de Apuí, Barreirinha, Careiro,  sul de Lábrea, Itacoatiara, Tabatinga, Tapauá, Manaus, Manacapuru, Manicoré, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Tefé

Operação " Defesa da Vida" que combate conflitos agrários, recebe reforço de mais homens para atuarem na região sul de Lábrea, no Amazonas

Operação " Defesa da Vida" que combate conflitos agrários, recebe reforço de mais homens para atuarem na região sul de Lábrea, no Amazonas

O envio de homens da Força Nacional foi anunciado pelo Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo

 Uma equipe de homens da Força Nacional, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Forças Armadas deve chegar hoje à região Sul do município amazonense de Lábrea (a 703 quilômetros de Manaus) para dar início à operação “Defesa da Vida”, de combate aos conflitos de terras no Estado. A medida foi anunciada, na manhã de ontem, pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, após reunião com o governador do Amazonas, Omar Aziz, na sede do Governo.
De acordo com o ministro, o efetivo federal poderá ser aumentado, se necessário, ou reduzido, caso haja a necessidade de deslocamento de agentes para outros Estados. “Vamos, em conjunto com o governo estadual, discutir medidas para a região para que se possa evitar que a situação vivida em Rondônia venha atingir outras localidades do Amazonas”, afirmou. Não há um tempo determinado para que o efetivo fique na região. Segundo o ministro, as Forças Armadas darão apoio logístico aos policiais.
O ministro apontou, ainda, que a situação do Estado é “diferente” da vivida no Pará e Rondônia, onde a operação também está em andamento. Segundo Cardozo, no Amazonas o governo tem condições de atuar mais com ações de prevenção. “Aqui temos uma situação localizada no Sul do Estado. Por isso, temos uma situação de prevenção maior, com políticas públicas, inclusive. Agora o Governo Federal tem que se preocupar com a repressão, investigação e prevenção dos casos”, destacou.
Ao todo, de acordo com informações da Comissão Pastoral da Terra (CPT) do Amazonas, há pelo menos 31 pessoas ameaçadas de morte em conflitos de terras no Estado, a maior parte no Sul de Lábrea. Segundo a coordenadora regional da CPT, Marta Valéria Cunha, pelo menos 11 pessoas já chegaram a morrer em conflitos de terras no Amazonas.
“Esses números nunca foram amplamente divulgados porque nem mesmo inquéritos chegaram a ser instaurados. Não há presença do poder público no Sul de Lábrea”, disse. O relatório da comissão aponta que, além do Município de Lábrea, também ocorreram assassinatos em Humaitá e Canutama.
A coordenadora regional da CPT informou que os principais ameaçados no Amazonas são ribeirinhos, assentados, posseiros, pequenos proprietários e indígenas. Os principais responsáveis pelas ameaças são madeireiros e grileiros, de acordo com a comissão. “Todas as pessoas que já morreram em conflitos de terras no Amazonas são da mesma área que o Dinho morava, além de outros municípios que têm esse mesmo problema”, destacou a coordenadora. Dinho era como era conhecido o agricultor amazonense Adelino Ramos, que foi assassinado no dia 27 de maio, no Município de Vista Alegre do Abunã, em Rondônia.

SEGUNDO CPT, SÓ NO INTERIOR DO AMAZONAS 46 LÍDERES COMUNITÁRIOS ESTÃO AMEAÇADOS DE MORTE

O pastor Antônio Vasconcelos, 55, da Assembleia de Deus e Presidente da Associação Mãe da Resex Rio Ituxi, morava em uma reserva extrativista no município de Lábrea, AM, quando dois pistoleiros se instalaram em hotel no centro da cidade.
A investida criminosa tinha como bojetivo assassinar o Pastor e acabar com o movimento dos extrativistas e defensores da floresta. Só não deu certo porque os camponeses souberam da presença dos pistoleiros e deram cobertura ao pastor, que foi transferido para outra cidade.
Dias depois, membros da Força Nacional de Segurança Pública, ligados à ‘Operação em Defesa da Vida’, chegaram ao município para dar proteção ao missionário religioso.
Mesmo diante de todo o aparato militar, os pistoleiros, antes de deixar a cidade, não se intimidaram e mandaram um recado ameaçando a família do pastor, scropt que se repete quase que diurtunamente na maior floresta tropical do planeta.
As histórias do pastor Antônio Vasconcelos e da agricultura familiar Nilcilene Lima, já contada neste blog, são exemplos de muitos casos de lideranças comunitárias e ambientalistas ameaçadas de morte, devido a conflitos de terras com fazendeiros, grileiros, e madeireiros na Região Norte do Brasil.
Pistoleiros e jagunços não respeitam a vida, as leis nem a natureza. Fazem qualquer coisa por dinheiro.
Resta saber quem são seus “clientes” dispostos a pagar para que tirem a vida de pessoas de bem e honradas.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Lábrea: noite cultural lançará publicações sobre a região do Purus

 
Lábrea 25/06/2011

Ao encerrar as atividades de cinco anos do Consórcio FORTIS, programa socioambiental para fortalecer e aumentar a capacidade de diálogo das instituições locais e associações comunitárias do sul do estado do Amazonas, o IEB e a APADRIT lançam a publicação Memorial da luta pela Reserva Extrativista do Ituxi em Lábrea, AM que registra a mobilização social, organização comunitária e conquista da cidadania na Amazônia. O evento acontece dia 29 de junho, no município de Lábrea/AM durante a abertura do III Encontro Regional do FORTIS – Fortalecimento Institucional do Sul do Amazonas. A obra, organizada pelo doutor em sociologia pela UFRJ e consultor do Instituto, Josinaldo Aleixo, é de autoria coletiva da Associação dos Produtores Agroextrativistas da Assembléia de Deus do Rio Ituxi (Apadrit) e representa um esforço de reflexão e de registro histórico de uma experiência social vivida intensamente no interior da Amazônia brasileira: a mobilização de comunidades ribeirinhas em favor da criação da Reserva Extrativista do Rio Ituxi. Na ocasião será apresentado o Álbum Purus, organizado pelo professor do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS-UFAM) Gilton Mendes. A obra é um resultado do debate interdisciplinar entre etnólogos americanistas, historiadores sociais, indigenistas, ambientalistas, engenheiros ambientais, ecólogos e biólogos que refletem e atuam no sudoeste da Amazônia. A elaboração desta publicação é da Operação Amazônia Nativa (OPAN), do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena – NEAI/UFAM, IEB e Visão Mundial.  A tarde cultural também irá lançar o livro de poesias Versos de Sangue e Multicores, de autoria do poeta Elias Bezerra de Souza , pelo Grupo Editorial Scortecci.
 
 Resumo das obras:
 
     MEMORIAL DA LUTA PELA RESERVA EXTRATIVISTA DO ITUXI EM LÁBREA
 
                                            
O objetivo é mostrar ao leitor o que levou um grupo de lideranças comunitárias do interior da Amazônia a se reunir numa associação, demandar do governo federal a criação de uma reserva extrativista e ir até o presidente da república para defender a sua proposta. Mais do que isso, o texto registra o balanço que o grupo faz da sua trajetória, identificando lições aprendidas para si e para outras instituições com as quais se relaciona. Uma mensagem que podemos decantar desse documento é: muito pouco ou quase nada sabemos sobre organização social na Amazônia e uma maneira de aprender alguma coisa sobre isso é olhando para os desafios, dificuldades, dilemas e motivações de quem está trilhando este caminho por sua própria conta e risco.
 
ÁLBUM PURUS:
                                             
Organizado pelo antropólogo Gilton Mendes dos Santos, o Álbum Purus reúne ensaios esclarecedores sobre o protagonismo das etnias que originalmente habitavam aquele espaço geográfico e as muitas visões sobre o Purus. No período de intenso extrativismo, e que ainda não cessou completamente, o Purus experimentou um forte impacto com a invasão da economia do látex. O resultado foi a dilaceração de etnias, com massacres e expulsão de suas terras tradicionais, e a instalação de um regime de trabalho brutal. É o que nos mostram os ensaios de Davi Leal, “Cenários da Fronteira: o rio Purus e o pensamento social na Amazônia”, bem como a seleção de textos de Euclides da Cunha pelo professor Renan Freitas Pinto. Ambos os trabalhos, ao confrontar as impressões contemporâneas de Euclides da Cunha, abrem um espaço de compreensão para os trabalhos seguintes, especialmente “Cultura e Mercado na Amazônia da Borracha”, de Almir Diniz, e “Retrato do sistema de aviamento no Purus – notas preliminares”, de Gilton Mendes dos Santos.
 
 
VERSOS DE SANGUE EM MULTICORES:
      
                            
                                                        
No ensaio, o poeta aborda a riqueza e a miséria advindas da globalização. “Não é segredo que para a maior parte da humanidade a globalização surge e se impõe como uma indústria de perversidades, enquanto para uma minoria ela se apresenta como possibilidade de ostentação de poder, dominação e riqueza”, explica o autor.Nesse cenário, a cidadania é um sonho cada vez mais distante e a ética humana uma construção em ruínas. Vivemos o grande momento do cada um por si, do salve-se quem puder, do toma lá dá cá, do olho por olho, dente por dente, do individualismo frio. Começamos a sentir, agora mais do que nunca, o efeito devastador do capitalismo. E o que fazer? A humanidade pede abrigo no coração cada vez menor dos homens. A natureza pede socorro. A paz pede passagem. Esta é a temática destes Versos de Sangue em Multicores.
  
Serviço:
 
 O coquetel de lançamento acontece na 29 de junho de 2011, quarta-feira, às 19:30h na Escola Estadual Santo Agostinho (rua 14 de maio -centro, Lábrea atraz da Igreja Matriz) , e contará com a presença dos autores.

Fonte: vazosdopurus

domingo, 12 de junho de 2011

URGENTE - MAIS UM AMEAÇADO DE MORTE NO SUL DO AMAZONAS


Cosmo CapistanoCosmo Capistano da Silva, 46 anos de idade, morador do município de Boca do Acre, agente da Comissão Pastoral da Terra, há 10 anos, disse que está sendo ameaçado de morte. A ameaça mais recente foi sexta-feira (3), por volta das 10 horas da noite, quando estava em sua residência e recebeu uma ligação pelo celular, do tipo desconhecida. Cosmo conta que a conversa durou aproximadamente 30 segundos, mas foi o suficiente para entender o recado.

A ameaça

“A ligação dizia que eu avisasse aos meus companheiros que já morreu gente no Pará e Rondônia e o próximo será no Amazonas e no Acre, a pessoa não identificou o local do Amazonas que pode haver as mortes, mas deduzo que é aqui, justamente por conta de eu estar à frente nos conflitos de terra a favor do pequeno produtor rural”, contou Cosmo.

Antes desse fato, Capistano sofreu outra ameaça, em dezembro de 2009. “Se eu quisesse viver, que me afastasse da luta a favor dos agricultores do seringal Macapá”, disse Capistano.

Caso seringal Macapá

Capistano acha que a ameaça partiu da mesma fonte de 2009. Ele afirmou isso, uma vez que, o seringal Macapá está prestes a sofrer uma nova reintegração de posse, fato que já aconteceu no ano de 2009, em maio, quando 105 famílias perderam tudo e foram viver debaixo de lonas às margens da BR-317.

O seringal Macapá está localizado no ramal Cunha Gomes, exatamente na divisa com o estado do Acre, local onde estão as terras do fazendeiro Juarez Carlos Brasileiro, que reivindica a posse, onde alega ter 15 mil hectares, sendo que legalmente ele tem quase 10 mil.

Proteção pessoal

Cosmo Capistano 2

Capistano fala que ainda não procurou as autoridades para a busca de proteção pessoal, mas que pretende buscar essa assistência, pois teme por sua vida, apesar de afirmar que não vai desistir da luta pelos povos que dependem da terra, o pequeno produtor. “Espero que o governo faça a legalização fundiária, pois tudo isso que acontece é a falta da regularização fundiária, já que 90% das terras de Boca do Acre não são regularizadas e por isso que acontecem os conflitos”, afirmou Cosmo.

Companheiros mortos em conflitos de terras

“Lamento a morte dos companheiros, como o Sr. Adelino, o Dinho e o amigo Gedeão que morreu na Vila Califórnia/Ac. Não quero ter o mesmo destino, mas não quero deixar de lutar por quem merece atenção e justiça, que são os agricultores da terra”, revelou Capistano.

Luta contra a grilagem em Boca do Acre

“Eu tenho trabalho em vários locais no município de Boca do Acre, que envolvem conflitos de terra e os mais graves estão nos seringais Novo Axioma (margem direita do rio Acre), Pirapora (margem esquerda do rio Acre), Macapá (no ramal Cunha Gomes e faz frente ao rio Acre) e Redenção (margem direita do rio Acre). Nesses locais há uma grande quantidade de grileiros e latifundiários do estado do Acre que estão invadindo terras no Amazonas”, descreveu o militante.

Cosmo finalizou a entrevista com o Portal do Purus, dizendo que os maiores grileiros em Boca do Acre são fazendeiros e madeireiros.
 

A reserva extrativista rio ituxi Pede Socorro


LÁBREA 12/06/2011
.                                                  





 Desde o processo e criação da resex do rio ituxi temos ouvido Ameaças contra o Sindicalista Antonio Vasconcelos, que Luta há 15 Anos no Rio Ituxi combatendo a  ilegalidade que ia passando pela rua quando foi abordado por um cidadão nessa semana que lhe disse "temos uma bala pra tua cabeça".
Sempre ameaçando também o Sr. Francisco Monteiro, Vice - Presidente da APADRIT, Srª Vanderleide Ferreira, CNS – Conselho das Populações Extrativistas. E os proprios extrativistas que dizem: " estes indivíduos arrancaram a Placa da Resex Colocada pelo Exército no rio punicici". 
Estas pessoas já foi dado queixa na Policia  Militar de Lábrea e civil em lábrea
 Localização Rio Punicici (afluente do Rio ituxi) igarapé Bom Futuro. Sendo da cidade até esta Localidade 10:00 Horas de viagem.
Temos recebidos ameaças é de grileiros de terra,  estão invadindo Dentro do Mesmo Rio Punicici, eles estão lá neste momento, ameaçam os moradores, eles vêm por uma estrada clandestina de Porto Velho-RO,  nos não sabemos os nomes destes indivíduos, mas sabemos através dos extrativistas que estes são perigosos andam com armas de fogo, GPS, Computador.
 Tem um casarão na Cachoeira da Cobra, eles estão fazendo Picadão (demarcação) dentro da propriedade da resex onde mora o Sr.Matilde que é um Extrativista. 
 
Todos os anos nossa resex esta sendo invadida por garimpeiros que vem do Estado de Rondônia estes vão para o rio Curequetê na localidade Cachoeira do São paulo;
Está acontecendo outra invasão esta no rio Curequete dentro do garapé (Sitoaca) estes que não sabemos se tem ligação com todos estes outros, mas estes vêm por outro ramal que vai para a Vista Alegre e Nova Califórnia e estão transportando madeira ilegal Para Rondônia são pessoas muito Perigosas.

Depoimentos:
A reserva extrativista rio ituxi Pede Socorro.
Senhores Autoridades foi Criado uma reserva extrativista pelo governo federal para melhoria da população Ribeirinha que ali mora, Mais Ainda não temos Paz todo o povo estão a mercê da invasão de ameaças e então por isto pedimos ao senhores que seja implantado em Lábrea um Posto da Policia Federal.

Quantos chicos, João, Raimundo, Antônio, quantos morrerão
Para que se tome providências, a Mãe gentil chora ao ver seus filhos
Morrendo, enquanto muitos estão cruzando os braços. Será que teremos que fazer justiça com nossas mãos.

JUTIÇA, JUSTIÇA.
Relato de ameaças     

Miquéias santos de Souza.
Associação Apadrit- Associação agroex. Do rio Ituxi
Lábrea - Amazonas

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Mais um assassinato no Pará "Marcos" foi baleado e morto na zona rural

O ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, lamentou hoje mais um assassinato de trabalhador rural, em Eldorado dos Carajás (PA). "Eu lamento profundamente. É uma barbárie em pleno século 21", disse Carvalho, ao ser informado sobre o assassinato pela Agência Estado. Carvalho disse que terá agora à tarde um encontro com os governadores de Rondônia, Pará e Amazonas, junto com a presidente Dilma Rousseff, para tratar da questão da violência principalmente nesses três Estados. "É isso o que eu posso dizer".

O ministro fez as afirmações ao chegar ao ministério da Previdência para participar de uma reunião com as centrais sindicais e o ministro Garibaldi Alves, sobre a desoneração da folha. Carvalho, no entanto, participou apenas da abertura da reunião e disse que precisava se ausentar para ir à reunião no Palácio do Planalto. "Soubemos agora pela imprensa que mais um foi morto em Eldorado. Eldorado é um lugar de grande simbologia do Brasil", disse. "Ao que tudo indica, teremos de tomar medidas mais duras", completou.

O assassinato de mais um trabalhador rural no Pará foi confirmado na tarde de hoje pela Polícia Civil do Estado. Identificado por enquanto apenas como "Marcos", ele foi baleado e morto na zona rural de Eldorado dos Carajás. A Polícia Civil não soube, no entanto, informar se a vítima era assentado da reforma agrária nem se tinha alguma ligação com movimentos sociais.

De acordo com a Polícia Civil, o corpo da vítima está no Instituto Médico Legal (IML) de Marabá, para onde foi deslocado o superintendente regional do sudeste do Pará, delegado Alberto Henrique Teixeira.

domingo, 29 de maio de 2011

Velorio em Porto velho do Sindicalista Dinho Assassinado na Vista Alegre -divisa de Lábrea


Foi Velado o corpo do sindicalista Aledino (dinho), Estive no velorio nunca vou esquecer deste homem que com coragem morreu como gerreiro não abriu mão de Seus direitos e valores morreu lutando pelas familias que ali estava com ele morreu lutando por um futuro melhor,assim sua voz e historia ira ecoar as barreiras do tempo e tocar o coração de quem a ouvir pois DINHO não se foi, ficou sua coragem seu bramido sua luta sua dor nos deu coragem, AMIGO vamos continuar gritar porque tua voz não irá cessar.

(miqueias santos)

Em Rondônia 71 mortes por motivos agrários desde 2001
A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos e da Ouvidora Agrária nacional reconhecem que desde 2001 em Rondônia já teve 71 mortes por motivos agrários, dos quais 90% segue na impunidade. A informação é da nota de repúdio do assassinato do Dinho emitida pela Secretaria Geral da República e da Secretaria de Direitos Humanos. Segundo outras informações, o Ouvidor Agrário Nacional, Dr. Gercinmo estaria indo a Porto Velho no funeral da Adelino Ramos. A agricultora Nilcilena, da mesma região, fugiu da região da Ponta de Abuná faz poucos dias depois de ser ameaçada també. A CPT está pedindo providências para que seja protegida.

A Secretaria-Geral da Presidência da República e a Secretaria de Direitos Humanos divulgaram nota para repudiar o assassinato do líder do Movimento Camponês Corumbiara, Adelino Ramos, conhecido como Dinho.
"O assassinato de Adelino Ramos merece o nosso total repúdio e indignação", afirmaram as secretarias em comunicado conjunto, lembrando que, nesta semana, um casal de ambientalistas também foi assassinado no Pará.
"Hoje, mais uma morte provavelmente provocada pela perseguição aos movimentos sociais. Essas práticas não podem ser rotina em nosso país e precisam de um basta imediato", acrescenta a nota.
Dinho morava em um assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Segundo lideranças locais, ele vinha recebendo ameaças de morte de madeireiros da região por sua luta contra o desmatamento.
O líder camponês foi executado no município de Vista Alegre do Abunã, em Rondônia, com seis tiros. "É necessária uma ação enérgica e exemplar. Só coibiremos essa violência absurda quando acabarmos com a impunidade", diz a nota.
Segundo levantamento conjunto da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos e da Ouvidoria Agrária Nacional, já foram registrados 71 assassinatos em Rondônia desde 2001 motivados por questões agrárias. Mais de 90% dos casos ficaram sem punição.

(Fernando Taquari Valor)

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Líder sindicalista é assassinado - Vista alegre

Líder camponês é assassinado em Rondônia

O trabalhador rural foi assassinado na manhã desta sexta-feira, com cinco tiros, no centro comercial de Vista Alegre do Abunã O trabalhador rural Adelino Ramos, mais conhecido por Dinho, foi assassinado na manhã desta sexta-feira, com cinco tiros, no centro comercial de Vista Alegre do Abunã. Dinho era líder do Movimento Camponês Corumbiara em Rondônia.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Instalação da Levorin em Manaus movimenta cadeia produtiva da borracha


Foto: Alex Pazuello
De acordo com Omar Aziz, a produção da empresa vai incentivar a cadeia produtiva da borracha e beneficiar diretamente cerca de 3 mil famílias de produtores que fornecerão a matéria-prima para a nova planta industrial.
O Governador Omar Aziz visitou, no dia  (19), a fábrica da Levorin Pneus no quilômetro 22 da AM-010 (Manaus-Itacoatiara), que deve começar a produzir pneus para o polo de duas rodas de Manaus no início de setembro e vai gerar 450 empregos diretos. De acordo com Omar Aziz, a produção da empresa vai incentivar a cadeia produtiva da borracha e beneficiar diretamente cerca de 3 mil famílias de produtores que fornecerão a matéria-prima para a nova planta industrial.
As famílias produzem para a usina Borracha da Floresta, recém- instalada em Iranduba (a 28 quilômetros de Manaus) e que está gerando 60 empregos diretos. A produção da usina está abastecendo a nova fábrica de pneus de bicicleta e motocicleta em Manaus. “Com isso, estamos incentivando toda a cadeia produtiva, desde a colheita da borracha, seu beneficiamento, a produção dos pneus até a produção de motocicletas e bicicletas, pois a Levorin é fornecedora das empresas do polo de duas rodas de Manaus”, comentou o governador. Segundo ele, hoje as fábricas de Manaus compram pneus de São Paulo.
O Governo do Estado mantém programa de subvenção aos produtores, o que garante a venda do quilo da borracha por R$ 4,50, dos quais R$ 1,00 subsidiado pela administração estadual.
A Levorin está investindo R$ 120 milhões na nova unidade, que vai gerar 450 empregos diretos no primeiro ano, com projeção de expansão para 1 mil empregos em um ano. Segundo a gerente administrativa financeira da empresa, Cíntia Levorin, a fábrica vai iniciar a produção com 700 mil pneus de bicicletas e 100 mil de motocicletas por mês, mas até o final de 2011 deverá atingir a marca de 10 milhões de pneus de bicicleta e um milhão para motocicletas.
Durante a visita do governador às instalações da nova fábrica, a direção da Levorin pediu apoio para o projeto que vem sendo debatido no setor para a formação em Manaus de um 'cluster' (concentração de empresas com características semelhantes) de duas rodas, atraindo para o Pólo Industrial da Zona Franca (PIM) todas as fabricantes de pneus no Brasil. Segundo Cintia Levorin, essas empresas faturam hoje cerca de R$ 7 bilhões e geram mais de 20 mil empregos.
A executiva solicitou uma reunião com o governador para detalhar o projeto, que envolve a oferta de atrativos fiscais para que as empresas venham produzir no Polo Industrial de Manaus (PIM). “Nossa ideia é formar aqui um polo exportador de pneus”, disse ela.

domingo, 13 de março de 2011

DESDOBRAMENTOS DA OPERAÇÃO ARCO VERDE EM LÁBREA - INCRA ENTRAGA MAQUINAS PARA RECUPERAÇAO DOS RAMAIS DOS ASSENTAMENTOS‏


foto: Reporter Noticias






Obs: as Maquinas estão em Lábrea em frente a prefeitura

A Superintendência Regional do INCRA-AM está agendando para a próxima semana a entrega de sete patrulhas mecanizadas para as prefeituras dos municípios de Manaus, Careiro, Lábrea, Apuí, Parintins, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo, onde existem projetos de assentamentos tradicionais da reforma agrária, segundo anunciou a superintendente Maria do Socorro Marques Feitosa.
Os Termos de Cessão de Uso que serão assinados entre o INCRA e as Prefeituras estão sendo elaborados, onde constam os deveres e responsabilidades das duas instituições.
Cada município receberá uma patrulha mecanizada completa, composta por 01 pá-carregadeira, 01 trator esteira, 02 caçambas, 01 moto-niveladora, 01 retro-escavadeira, 01 rolo-compactador e 01 caminhão e 02 caçambas, no valor de R$ 1.668.600,00. O investimento é superior a R$ superior R$ 11 milhões.
Nos sete municípios que serão beneficiados com a cessão das patrulhas, existem 15 projetos tradicionais de reforma agrária, com uma 14.551 famílias assentadas, produzindo farinha de mandioca, macaxeira, côco, banana, horti-fruti-granjeiros, piscicultura, cupuaçu, abacate, abacaxi, mamão, maracujá e outras culturas tradicionais da região.
CUSTO BENEFÍCIO
Na opinião da superintendente Socorro Feitosa, o custo benefício dessa cessão para os municípios onde estão os projetos tradicionais, “será muito bom”, considerando as ações desenvolvidas anualmente pelo INCRA na abertura de vicinais e recuperação de estradas nos assentamentos é muito grande, uma vez que as malhas viárias dos assentamentos são muito castigadas com o rigor do inverno amazônico.
Esclareceu ainda, que essa parceria firmada entre o INCRA e as prefeituras, esse trabalho passará a ser desenvolvido pelos municípios, ocorrerá com maior rapidez e custos mais baixos, atuando numa área viária de 2.526 km de estradas.
A superintendente fez questão de afirmar que todo o equipamento foi adquirido através de licitação (pregão eletrônico), aberta para todo o País, com a participação de mais de vinte empresas.
A empresa amazonense Moto-Técnica Comércio e Engenharia ganhou a concorrência para o fornecimento das máqui8nas pesadas das patrulhas e as empresas Resende (Manaus) e Ubermac (Ubelância-Mg), forneceram os caminhões e as caçambas.
GARANTIA E MANUTENÇÃO
Em contato com a imprensa, o empresário Abel Guedes, importador e revendedor de tratores e máquinas rodoviárias da marca XCMG, de origem chinesa, fornecedor dos tratores para o INCRA, garantiu que todo o equipamento tem a garantia de 1,5 ano ou três mil horas trabalhadas, além de um grande estoque de peças de reposição no Brasil, incluindo Manaus.
O empresário esclareceu ainda que o equipamento entregue ao INCRA tem certificado de qualidade (Rolpes) uma espécie de ISO 14000, cuja qualidade foi aprovada inclusive pela Comunidade Européia.
Para demonstrar a qualidade do equipamento, Abel Guedes frisou que já vendeu mais de 200 máquinas semelhantes asque forneceu  para o INCRA, além de ter comercializado equipamento semelhante para o Exercito Brasileiro, no Amazonas, todos funcionando plenamente, o que segundo ele, demonstra a boa qualidade das máquinas.
 
Contato: Ascom, INCRA-AM
Jorn. Osny Araújo – Reg. DRT-AM 324

Obrigado pelo Email Amigo Marcelo

quinta-feira, 3 de março de 2011

Transparência no Município de Lábrea (AM) Veja quantos Milhões foi recebido Do Governo Federal Para Prefeitura em 2010

Em Destaque: Recursos Recebidos do Governo Federal em 2010 / Está na Hora de cobrar onde esta sendo aplicado este dinheiro no municipio de Lábrea . 

Fonte: Portal da Transparencia.

 

 

 

A consulta "Transparência nos Estados e Municípios" é o novo espaço do Portal da Transparência, que fornece dados sobre os recursos repassados do governo federal para estados, DF e municípios, permitindo que esses entes federativos extraiam as informações e as publiquem em seus próprios portais, além de dar transparência aos valores para que todo brasileiro interessado possa ter acesso a eles.
Com isso, a CGU oferece mais um serviço que contribui para o incremento da transparência pública e atende dispositivos da Lei Complementar n.º 131/2009, que trata da publicação em tempo real de informações sobre a execução orçamentária e financeira dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.


Recursos Recebidos por Área
Encargos Especiais -------------------------------------------------------------------------------- R$ 12.865.769,18
Saúde -------------------------------------------------------------------------------- R$ 4.948.154,58
Assistência Social -------------------------------------------------------------------------------- R$ 4.718.022,01
Defesa Nacional -------------------------------------------------------------------------------- R$ 1.000.000,00
Educação -------------------------------------------------------------------------------- R$ 915.797,08
Ver mais
Recursos Recebidos por Ação
FPM - CF art. 159 -------------------------------------------------------------------------------- R$ 8.545.686,48
FUNDEB -------------------------------------------------------------------------------- R$ 3.459.905,90
PAB Variável - PSF -------------------------------------------------------------------------------- R$ 2.835.366,00
Implantação da Infra-estrutura básica nos municípios da Região do Calha Norte -------------------------------------------------------------------------------- R$ 1.000.000,00
Implantação e Melhoria de Sistemas Públicos de Abastecimento de Água em Municípios de até 50.000 Habitantes, Exclusive de Regiões Metropolitanas ou Regiões Integradas de Desenvolvimento Econômico (RIDE) -------------------------------------------------------------------------------- R$ 860.000,00
Ver mais
Recursos Pagos Direto ao Cidadão
Bolsa Família -------------------------------------------------------------------------------- R$ 4.382.199,00
Transferência de Renda - PETI -------------------------------------------------------------------------------- R$ 1.125,00
Ver mais 
 http://am.transparencia.gov.br                                     
numeroConveniosConcedenteMunicipio

quarta-feira, 2 de março de 2011

População do Bairro Vila Falcão Sofrendo Miseria sem Tratamento de Agua decente





 Moradores da Vila Falcão Reclamam de Caixa d"agua furada há mais de cinco anos, incrivel não è?  ao conversar com Moradora que não quis se indetificar, porque é Funcionaria Publica Municipal, e tem medo de pegar as Contas 
Perguntei : Faz quanto tempo que esta caixa d"agua  está furada, um ano ? fiquei surpreso com a resposta ela disse: "Um ano por que tu que" já faz cinco aninhos que ela esta Furada. Eles enche e ela Fica seca rapidamente.
  POR ESTES DIAS ELA ANIVERSARIA, POXA PREFEITO TRAZ UM BOLO.
Mais a população não está comemorando, nem satisfeito com a situação.
1º um Grande Desperdicio de agua 2º a população precisa desta agua. 3º fica agua parada em baixo da caixa, muitas poças dagua e nos sabemos que agua parada e lugar ideal pra Dengue, há esqueci com o aumento de caso de denge em Lábrea a cidade recebe verba do Governo. Então população até  doente tu Lucra heim que acha disso?
"Pois é a cidade está com uma água Precaria e a caixa dagua continua Furada, Faz alguma coisa Pessoal da Câmara de Vereadores.





 Esta caixa d"agua fica Prox. feirinha da Vila Falcão e Delegacia da PM.





sabe o pessoal das plaquinhas nas Poças, eles depois daquela minha Materia sobre a Getulio Vargas? Pois é eles evoluiram e colocaram Uma faixa bem Grande de Protesto,

 Esta enorme cratera no meio da Av. Camilo Morato está a mais de Mês , e conforme informações de moradores da rua, passaria ali um esgoto, mais cavaram e deixaram a cratera, aberta  que alem de prejudicar o trânsito, não tem faixa nem placa de sinalização de prerigo, pode ocorrer acidentes, tambem impede a passagem de muitos alunos da Escola Proª Balbina Mestrinho aqui bem proximo .







Este é um Mega Burraco a 1 Mês no meio da AV Camilo Morato, se o Sr.Camilo Morato, ele tivesse vivo até ele Protestaria
Mas olhe pessoal o proprio prefeito j á se preparou comprou um gipe com tração e com guincho e mole o Homem ta preparado pra lama será que ele esta preoculpado com a população de Lábrea.


sábado, 26 de fevereiro de 2011

Obras Da Prefeitura de Lábrea / Cidade das Crateras e Buracos

Lábrea uma Cidade com 123 anos de criação, Pasaram pela prefeitura de Lábrea  18 Prefeitos Mais nenhum mais Inteligente que o Ex Sr. Gean Barros, ou Kadaf, que com muita sutileza alia a ele todos que se opõe a sua Administração e seu império em Lábrea. o mesmo usa esta famosa frase (se não pode com seu Inimigo alie-se a ele). Varios vereadores, pessoas que o Acusavam, Hoje come na mesma Mesa que ele, "O pessoal da Câmara são todos Câmaradas" não fiscalizam não fazem nada. que Bom Até Rimou.
hoje a Cidade de Lábrea se encontra em Ruinas ruas Bairros inteiros em Buracos crateras enormes que nem de Pés, carros, nem Motos, só trator.  O Cidadão Lábrense engole seco esta situação. que tristeza, o povo não tem como sair de casa sem melar os pés, Solicitamos aos Vereadores Botas Para a população na suas Reuniões de Sexta feira por favor falem Sobre este Caos que Se encontra Lábrea, Se vocês não falam o Povo com pequenos gestos como uma plaquinha (PROIBIDO PESCAR) está falando, uma População Sofrida Massacrada que Procura demostrar sua Insatisfação em Pequenos gestos.

     Placa feita por um Morador Anonimo que Diz
     Mais uma obra da Prefeitura de Lábrea.
 Que Vergonha Vereadores olha A rua da Camara Municipal Av: Getulio Vargas
coitado do Cidadão quase atolando a moto.
Rua: Julião Justino com Camilo Morato (centro) 
Getulio Vargas - Mesma Rua da Camara Municipal de Lábrea

                                               Pequeno Gesto Faz A diferença.
                                                    Comente esta Publicação

Pescador passa a ser profissão com novas regras do governo federal

Ministra Ideli Salvatti durante entrevista que anunciou novas regras para cerca de 900 mil pescadores brasileiros.


Ministra Ideli Salvatti durante entrevista que anunciou novas regras para cerca de 900 mil pescadores brasileiros.
Desde o dia (25/1), cerca de 900 mil pescadores do país deverão se adaptar às novas regras para obter a licença e a regulamentação da profissão. As medidas foram anunciadas pela ministra da Pesca e Aquiicultura, Ideli Salvatti, e englobam, entre outras mudanças, o cadastramento de pescadores artesanais no Registro Geral da Pesca (RGP) e a concessão de carteira de pescador profissional.

Dentre as novas medidas anunciadas destaca-se a renovação da carteira de pescador, que passa a ser necessária a cada dois anos e não a cada três como definido anteriormente. Além disso, a nota de venda do pescado para Pessoa Jurídica (PJ) passa a ser pré-requisito para essa renovação, bem como a contribuição previdenciária para vendas exclusivamente no varejo e a declaração de que o pescador não possui vínculo empregatício em outra atividade.

Outra mudança é que, a partir de agora, o pescador que tiver seu registro cancelado só poderá obter novo documento após 12 meses de sua suspensão, sendo que até o dia 31 de dezembro de 2011 estão suspensas todas as novas inscrições para adequação dos processos às novas regras. A ministra destacou ainda a importância da regulamentação da profissão para o setor de pesca:

"É importante realçar que a carteira de pescador é o documento mais importante desse setor, o equivalente à carteira de profissional, o documento que comprova a atividade desenvolvida por milhares de brasileiros, portanto ela é o documento da cidadania, é através dela que é reconhecido, é respeitado são concebidos direitos ao pescador artesanal, portanto ele é tão sagrado e deve ser tão respeitado quanto a nossa carteira de trabalho."

Todas essas medidas citadas foram definidas com a ajuda de um grupo de trabalho criado com representantes do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (Conape) e técnicos do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) visando aperfeiçoar o controle de registros da categoria.
fonte: Blog do Planalto

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Ibama identifica no AM área desmatada de 187 hectares, Lábrea, Apuí, Manicoré, Humaitá, Canutama, Boca do Acre


Durante a Operação Guardiões da Amazônia II, já foram interceptados cerca de 250 m3 de madeira serrada, 10 m3 de madeira em tora, equipamentos e documentos falsos.
[ i ] Já foram interceptados cerca de 250 m3 de madeira serrada e 10 m3 de madeira em tora. Foto: Divulgação/Ibama Já foram interceptados cerca de 250 m3 de madeira serrada e 10 m3 de madeira em tora.
Manaus - Desde dezembro de 2010, a Operação Guardiões da Amazônia II monitora a região sul do Amazonas. Entre os resultados parciais da ação executada pelo Ibama e o Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas estão a apreensão de 10 caminhões, um trator de esteira e o embargo de 187 hectares de mata desmatada, o que equivale a 187 campos de futebol. Os casos serão encaminhados ao Ministério Público Federal e a Polícia Federal.

A operação conta com a participação da Divisão de Controle e Fiscalização (DICOF) da Superintendência do Ibama/AM e agentes da Superintendência do Ibama/AC. A operação faz parte do Plano Nacional de Prevenção e Combate ao Desmatamento Ilegal da Amazônia nos municípios de Apuí, Manicoré, Humaitá, Canutama, Lábrea e Boca do Acre.

O objetivo da operação é reduzir o desmatamento no Estado e o transporte ilegal de madeira. De acordo com o chefe de fiscalização Ibama/AM, Jerfferson Lobato, já foram interceptados cerca de 250 m3 de madeira serrada, 10 m3 de madeira em tora, equipamentos e documentos falsos.

Segundo Lobato, o Ibama emprega o satélite japonês ALOS para monitorar o desmatamento. Com o uso da tecnologia, a instituição garante identificar desmatamentos até em época de chuvas e com bastante nuvens. A operação já promoveu mais de 50horas de sobrevoo em helicópteros. Como resultados, 32 pontos de desmatamento já foram vistoriados.

Lobato ainda relata que a operação também busca reunir os empresários do ramo para regulamentar a atividade madeireira. Em dezembro de 2010, afirma ele, o Ibama fez uma reunião com todo os madeireiros do sul do Estado, com o objetivo de tentar ajudar a fortalecer o setor e apresentar alternativas de aproveitamento de resíduos e melhor uso dos sistemas de controle. Ainda assim, o instituto destaca que “muitos continuam com irregularidades e tentando burlar a fiscalização”.

Cresce desmatamento no Amazonas, aponta Imazon


Fonte: Portal Amazônia - portalamazonia@redeamazonica.com.br

MANAUS – Relatório do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) aponta crescimento do desmatamento no Amazonas. Segundo o levantamento, divulgado nesta quarta-feira (23), dois municípios do Estado estão entre os municípios mais críticos da região quando o assunto é área desmatada. Desmatamentos menores que 6,25 hectares, ou seja, abaixo da capacidade de detecção do SAD, não são incluídos nas estatísticas.

Mapa do Imazon mostra pontos de desmatamento detectados em dezembro. (Foto: Reprodução)

A devastação no Amazonas, de acordo com o levantamento paralelo ao oficial, representou 16% do total do desmatamento de toda a Amazônia, com 27 quilômetros quadrados de área destruída, no mês de dezembro de 2010. Já no primeiro mês deste ano, os dados do Instituto apresentam base de desmatamento de 3,5 quilômetros quadrados. O Imazon destaca que os números podem estar subestimados. Em ambos os meses, foi possível monitorar somente 30% da Amazônia.

O relatório mostra os municípios de Lábrea, a 702 quilômetros de Manaus, e Canutama, a 619 quilômetros, entre os dez municípios da Amazônia com situação mais crítica em desmatamento. O primeiro aparece, em dezembro do ano passado, como o segundo em área desmatada. Já Canutama fica no quinto lugar do ranking.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que faz o levantamento oficial da destruição da floresta amazônica, já indicavam um aumento da devastação no fim do ano passado, em comparação a 2009, em toda a região amazônica.

Estatística acumulada

Considerando os seis primeiros meses do calendário atual de desmatamento (agosto de 2010 a janeiro de 2011), o Amazonas derrubou 120 quilômetros quadrados de floresta. Isso representa 14% de toda a devastação registrada. Somado o Estado aos números do Mato Grosso, Pará e Rondônia, os quatros estados foram responsáveis por 93% do desmatamento ocorrido na Amazônia Legal no período.

Comparando a estatística do Amazonas com os números do mesmo período do ano anterior (agosto de 2009 a janeiro de 2010), houve aumento de 33% do desmatamento no Estado.